Psicoterapia com adolescentes
A Psicoterapia feita com adolescentes se inicia quando os seus pais ou responsáveis percebem que há algum sofrimento com o filho, ou o próprio jovem pede ajuda aos pais. Esse sofrimento pode ser ocasionado tanto por fatores internos, como dificuldade de lidar com o que sente, ou externos, no caso de separação dos pais, morte de algum ente querido entre tantas outras possibilidades.

No primeiro dia eu converso com os pais, sem a presença do adolescente, para entender o que está acontecendo e para que os pais fiquem à vontade para me relatar os motivos da busca de uma ajuda especializada. Neste dia é feita uma breve anamnese, para que o psicólogo entenda como foi o desenvolvimento do adolescente desde o nascimento até o momento presente. Conversamos sobre como funciona a psicoterapia e programamos as próximas sessões.
A psicoterapia feita com adolescentes é diferente da feita com adultos e da feita com crianças, pois ele está numa fase de transição e precisa ser olhado e tratado com materiais específicos para esse público, que corresponde, além do relato verbal, jogos, livros e materiais artísticos.