top of page
  • Instagram
  • Youtube
  • Facebook

Psicoterapia com crianças

A Psicoterapia feita com crianças se inicia quando os seus pais ou responsáveis percebem que há algum sofrimento com o filho, que pode ser ocasionado tanto por fatores internos, como dificuldade de lidar com o que sente, ou externos, como no caso de separação dos pais, morte de algum ente querido entre tantas outras possibilidades.

07f1b8_9b9540128c18417f8081b58ef0b6a9b9~mv2.webp

No primeiro dia eu converso com os pais, sem a presença da criança, para entender o que está acontecendo e para que os pais fiquem à vontade para me relatar os motivos da busca de uma ajuda especializada. Neste dia é feita uma breve anamnese, para que o psicólogo entenda como foi o desenvolvimento da criança desde o nascimento até o momento presente. Conversamos sobre como funciona a psicoterapia e programamos as próximas sessões.
 

Diferentemente da psicoterapia feita com adultos ou adolescentes, em que eles relatam verbalmente o que está acontecendo com eles, as crianças têm uma forma diferente de se comunicar. Elas ainda não desenvolveram a habilidade de conversar como os adultos, por isso utilizamos o linguajar mais apropriado a elas, que é o brincar. A partir de jogos, livros infantis, materiais artísticos, conseguimos adentrar no mundo da criança e encontrar a melhor maneira de poder auxiliá-las

Plumita - Psicologia da Infância e Adolescência - Maíra Pássaro: CRP 06/81867 - 2025

bottom of page